Dr. Enéias dos Santos Cano é amplamente reconhecido por sua atuação na área de ginecologia, obstetrícia e reprodução humana, especialmente na cidade de Três Lagoas MS e região. Fundador e diretor da Clínica Gestare Vita desde 2010, ele tem se destacado por oferecer tratamentos de alta e baixa complexidade em infertilidade, além de atuar na preservação da fertilidade feminina com diagnóstico preciso e tratamentos de fertilidade e endometriose em um só lugar.
Dr. Eneias Cano ao longo de seus 14 anos de experiência transformando sonhos em Realidade. Quando o assunto é realizar o sonho da maternidade, muitas mulheres encontram desafios como a endometriose e a infertilidade. Esses obstáculos podem ser difíceis de enfrentar. É aqui que entra o Dr. Enéias, um médico reconhecido por ajudar inúmeros casais a alcançar o sonho de gerar uma nova vida.
Endometriose e Fertilidade: Um Desafio Superável
Com anos de experiência e um histórico de sucesso, Dr. Eneias Cano CRM 4695 e obstetra RQE 3216. Entende que cada paciente é única e, por isso, oferece um cuidado personalizado e humanizado, sempre focado nas necessidades específicas de cada mulher para um diagnóstico preciso e tratamentos de fertilidade e endometriose em um só lugar.
Por que escolher Dr Eneias?
• Tratamento integrado: Aqui, você encontra tudo que precisa para cuidar da endometriose e da fertilidade, com o suporte de uma equipe altamente qualificada.
• Abordagem personalizada: Cada tratamento é planejado de acordo com a história e as necessidades da paciente.
• Tecnologia avançada: A Clínica conta com recursos de ponta para diagnosticar e tratar condições que impactam a fertilidade.
• Histórias de sucesso: Sob os cuidados do Dr. Enéias, muitas mulheres já superaram os desafios e realizaram o sonho da maternidade.
O Sonho Pode Ser Real!
O Que Faz um Ginecologista?
O ginecologista é responsável por cuidar da saúde reprodutiva feminina. Suas funções incluem:
Exames de rotina e preventivo: O ginecologista realiza exames pélvicos, de mama e o Papanicolau, para detectar precocemente doenças como o câncer de colo do útero.
Diagnóstico e tratamento de doenças: Ele diagnostica e trata condições como infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), cistos ovarianos, endometriose, entre outras.
Saúde hormonal e menopausa: O ginecologista auxilia as mulheres a lidar com questões hormonais, especialmente durante a puberdade e menopausa, prescrevendo tratamentos para aliviar sintomas da menopausa. Os tratamento para reposição hormonal oferecem uma alternativa eficaz para aliviar sintomas da menopausa, como ondas de calor, alterações de humor e a perda de massa óssea. A personalização do tratamento é essencial para que cada mulher receba o cuidado adequado de acordo com suas necessidades individuais.
O ginecologista desempenha um papel fundamental na saúde da mulher, acompanhando-a em todas as etapas da sua vida. Desde a menarca, menopausa e pós menopausa, o profissional de ginecologia oferece orientação, prevenção, diagnóstico e tratamento para diversas condições e desafios específicos a cada fase:
Infância e pré-adolescência: Nesta fase, o ginecologista é procurado em casos de distúrbios como infecções vaginais, que podem ocorrer devido a maus hábitos de higiene ou uso de roupas inadequadas, ou para orientação em relação ao desenvolvimento corporal.
Menarca (primeira menstruação): Quando ocorre a menarca, geralmente entre 9 e 15 anos, o ginecologista orienta a jovem sobre o ciclo menstrual, higiene íntima, e explica as mudanças no corpo. Pode também intervir em casos de menstruações irregulares ou cólicas menstruais intensas (dismenorreia).
•Possíveis condições: Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), irregularidades menstruais.
Adolescência: Com o início da vida sexual, o papel do ginecologista inclui a educação sexual, métodos contraceptivos, e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (ISTs). Também pode discutir a vacinação contra o HPV para prevenir o câncer de colo do útero.
•Possíveis condições: Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), gravidez não planejada, disfunções menstruais, patologias genéticas e outras.
Idade reprodutiva: Nesta fase, o acompanhamento ginecológico se intensifica em relação à contracepção, planejamento familiar, tratamento de distúrbios menstruais e saúde sexual. O ginecologista orienta sobre fertilidade e pode diagnosticar e tratar doenças que afetam a qualidade de vida e a capacidade de engravidar.
•Possíveis condições: Miomas uterinos, endometriose, pólipos endometriais, infecções uterinas, infertilidade.
Gravidez: O obstetra monitora o desenvolvimento do bebê e a saúde da mulher ao longo da gestação, além de acompanhar o parto e o pós-parto. O acompanhamento pré-natal é fundamental para garantir uma gravidez saudável.
•Possíveis condições: Diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, infecções.
Pós-parto: No período pós-parto, o ginecologista avalia a recuperação física e emocional da mulher, ajuda a gerenciar questões relacionadas à amamentação e oferece suporte para lidar com as mudanças hormonais.
•Possíveis condições: Depressão pós-parto, disfunções sexuais.
Perimenopausa: Entre os 40 e 50 anos, a mulher entra na fase de transição para a menopausa, chamada de perimenopausa. Durante esse período, os ciclos menstruais se tornam irregulares, e sintomas como ondas de calor e alterações de humor começam a surgir. O ginecologista pode orientar sobre tratamentos hormonais, se necessário.
•Possíveis condições: Miomas, distúrbios menstruais, alterações hormonais.
Menopausa: A menopausa é definida pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos. Nesse estágio, há uma queda significativa nos níveis de estrogênio, o que pode causar sintomas como secura vaginal, diminuição da libido e osteoporose. O ginecologista ajuda a lidar com os sintomas da menopausa e a prevenir complicações relacionadas, como doenças cardiovasculares.
•Possíveis condições: Osteoporose, atrofia vaginal, disfunções urinárias, alterações cardiovasculares.
Pós-menopausa: Após a menopausa, o ginecologista continua acompanhando sua paciente nas questões que tangem as patologias ginecológicas e hormonais. A reposição hormonal pode nesta fase pode ser avaliada e se indicado o ginecologista pode fazer seu uso.
•Possíveis condições: Câncer ginecológico (mama, ovário, endométrio, colo) osteoporose.
Em todas essas fases, o ginecologista também participa ativamente da prevenção de doenças, por meio de exames de rotina, como o Papanicolau e a mamografia, além de orientar sobre cuidados com a saúde sexual e reprodutiva.
A ginecologia é uma especialidade médica dedicada à saúde do sistema reprodutor feminino, incluindo o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e condições específicas da mulher, oferece cuidados preventivos, diagnostica e trata doenças, apoia decisões sobre planejamento familiar, e realiza cirurgias que melhoram a qualidade de vida das mulheres. A confiança entre médico e paciente é a base para um tratamento eficaz, e o profissionalismo do ginecologista é um elemento-chave para que isso aconteça, o importante é que o ginecologista seja visto como um aliado na saúde da mulher, promovendo bem-estar físico e emocional em todas as etapas da vida buscando promover uma experiência humanizada, respeitando os limites e a privacidade das pacientes
O Papel do Ginecologista
O ginecologista desempenha um papel fundamental ao longo de várias fases da vida da mulher, oferecendo suporte em questões delicadas e íntimas. Algumas formas pelas quais ele impacta diretamente a vida de suas pacientes incluem:
Confiança e respeito: Muitas mulheres encontram no ginecologista um profissional de confiança com quem podem discutir questões íntimas, desde menstruação irregular até saúde sexual e reprodutiva. O ginecologista, como qualquer outro médico, deve estabelecer uma relação de respeito, sendo sensível às necessidades emocionais e físicas das pacientes.
Educação e conscientização: Um dos papéis mais importantes de um ginecologista é orientar suas pacientes sobre a saúde reprodutiva, métodos contraceptivos, doenças ginecológicas e a importância dos cuidados preventivos.
Apoio em decisões de saúde: Muitas vezes, o ginecologista orienta as pacientes em decisões , como opções de tratamento para infertilidade, planejamento familiar, ou intervenções cirúrgicas, sempre buscando o bem-estar físico e emocional da mulher.
O Ginecologista em Cirurgias Ginecológicas
Além de consultas e exames, o ginecologista pode estar envolvido em cirurgias ginecológicas, desempenhando um papel essencial na realização de procedimentos que exigem habilidades cirúrgicas avançadas. Algumas dessas cirurgias incluem:
Cirurgia para remoção de Miomas uterinos que precisam ser removidos cirurgicamente. O ginecologista é treinado para realizar miomectomias, preservando o útero e melhorando a qualidade de vida da paciente.
Histerectomia: Em situações onde o útero precisa ser removido, seja por doenças graves ou para tratar sangramentos intensos, o ginecologista realiza histerectomias, seja por via abdominal, vaginal ou laparoscópica.
Tratamento cirúrgico da endometriose: A endometriose é uma condição dolorosa em que o tecido do endométrio cresce fora do útero. O ginecologista cirurgião pode remover esse tecido em procedimentos minimamente invasivos.
Ablação de endométrio: procedimento realizado para fazer exérese do endométrio com objetivo da mulher não sangrar mais, este procedimento pode ser feito sem a remoção do útero
Ninfoplastia : procedimento realizado para fazer a redução dos pequeno lábios, seja por estética ou para tratamento em alguns casos.
Procedimentos minimamente invasivos: Técnica moderna que oferecem menos dor pós-operatória e recuperação mais rápida.